Subtenente do CBMCE participa de treinamento em manutenção de Desencarceradores Hidráulicos

1 de outubro de 2019 - 13:11

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) viabilizou a participação Subtenente Djacy Pereira em um treinamento em manutenção de Desencarceradores Hidráulicos na Empresa FIRESHOT.

O treinamento visou a capacitação do Bombeiro Militar na resolução de problemas nos equipamentos de Salvamento Veicular do CBMCE. A empresa FIRESHOT é a única assistência técnica dos equipamentos WEBER RESCUE no Brasil localizada na cidade de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador,BA.

Desencarcerador Hidráulico

Um dos automóveis derrapa na pista e se choca contra uma muralha de concreto a 250 km/h.A equipe de resgate constatam que o piloto, ainda vivo, está com as pernas presas nas ferragens do carro.

Os equipamentos que possuem para o desencarceramento são moto abrasivos, alavancas, serras manuais, tirfor, etc. Devido ao derramamento de combustível ninguém se atreve a usar a moto serra e trinta preciosos minutos são perdidos até a efetiva remoção do piloto. Daí, a constatação que ninguém queria aceitar: o piloto não resiste e deu-se o óbito.

O Senhor George Hurst, dono de uma fábrica de câmbios de alta performance que levava o seu nome, não se conforma com a tragédia, Nascia da determinação do pai, o projeto de um equipamento que pudesse afastar e cortar ferragens sem encostar ou traumatizar a vítima.

Em 1970 um Hurst no autódromo de Daytona, EUA

Há mais de 40 anos, foi patenteado o primeiro sistema de ferramentas de resgate, e desde então não deixaram de inovar. O compromisso com a pesquisa e desenvolvimento, juntamente com a fabricação de qualidade, resultou em uma linha de produtos conhecidos por sua excelente segurança, durabilidade e desempenho. Devido a esse compromisso, os sistemas de resgate Hurst Jaws of Life® têm sido fundamentais para salvar centenas de milhares de vidas ao longo desses 40 ou mais anos.

Originalmente fabricado pela Hurst Performance Inc., em Warminster, Penn., O sistema de resgate foi desenvolvido para uso na indústria automobilística. A ferramenta original era um sistema de duas partes consistindo em um spreader hidráulico de 32 polegadas alimentado por uma unidade de poder de gasolina de dois ciclos. Porque a ferramenta reduziu o tempo de resgate de uma vítima retida em um carro que possa ter colidido. A ferramenta ganhou o nome Mandíbulas da vida. Localizado em Shelby, Carolina do Norte, os sistemas de salvamento de Hurst Jaws of Life agora viajam com mais de 35 mil equipes de resgate, departamentos de bombeiros e de polícia em todo o mundo.