Bombeiros resgatam vítimas de acidente ferroviário no Bairro de Fátima em Fortaleza

28 de setembro de 2019 - 20:32

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio de guarnições de serviço do 1º Batalhão de Bombeiros Militares (1ºBBM), Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) e Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) foram acionadas pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) por volta das 11 horas e 45 minutos da manhã deste sábado, 28 de setembro, para atender uma ocorrência de uma colisão frontal entre dois VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos) do metrô de Fortaleza (CE), sendo resgatadas em conjunto com a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER) e Serviço de Atendimento de Médico de Urgência (SAMU), 37 pessoas feridas, na Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5).

Das 37 vítimas, os dois maquinistas ficaram presos às ferragens e foram socorridos em estado grave, outras 7 vítimas foram conduzidas em situação intermediária e as demais com ferimentos leves. Não houve óbito. O acidente ocorreu próximo à estação Borges de Melo, paralelo a Rua Bartolomeu de Gusmão nos trilhos perpendicular à avenida Aguanambi, no Bairro de Fátima.

Para a remoção dos maquinistas foi necessário a utilização de equipamentos autônomos desencarceradores tipo peça multi-combinada, além de calços e suportes de escoramento e expansão para resgatar as duas vitimas que se encontravam pressas. Esses equipamentos tem pressão máxima de trabalho de 720/72/10443 (bar/Mpa/psi).

O Corpo de Bombeiros atuou com 45 bombeiros militares distribuídos em 2 viaturas de combate à incêndio, 3 viaturas de busca e salvamento, 8 resgates (Ambulâncias) , 1 carro-comando e 3 viaturas administrativas. Além do coordenador de operações, o Major Diógenes, também compareceram ao local da ocorrencia o Comandante do Batalhão de Socorro de Urgência, o Tenente-Coronel Albert Arruda e o Comandante Geral do CBMCE, o Coronel Luís Eduardo Soares de Holanda.

Integração foi a ordem do dia, onde além dos Bombeiros Militares atuaram na ocorrência a Policia Militar, a CIOPAER, o SAMU, a PEFOCE, a AMC e funcionários do METROFOR que trabalharam em conjunto e de forma harmônica, cada instituição em sua área de expertise, somando esforços em prol do sucesso da missão.

“Vidas alheias e riquezas salvar!”.