4ªCia/2ºBBM debela incêndio em barraca de praia na Paraipaba

14 de setembro de 2019 - 11:48

A 4ªCia/2ºBBM, quartel sediado em São Gonçalo do Amarante/Pecém, na tarde desta sexta-feira, 13 de setembro, foi acionada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) para atender a uma ocorrência de incêndio numa barraca de praia, na cidade de Paraipaba, na zona litorânea da Lagoinha, próximo ao Mirante. Na Área Integrada de Segurança 11 (AIS-11). Os bombeiros militares debelaram o incêndio, eliminando o risco de propagação para outros empreendimentos, utilizando cerca de 20 mil litros de água, sendo 5 mil litros da viatura do Corpo de Bombeiros e 15 mil litros de um caminhão pipa conduzido pelo Senhor Francisco que passou pelo local e se prontificou a ajudar.

De pronto a guarnição de serviço, na viatura Auto Bomba Tanque 39 (ABT-39) composta pelo segundo-tenente Herbert, subtenente Marcelo, condutor e operador do veículo (COV), sargento Menezes, adjunto, soldado Igor, chefe de linha, soldado Jordy, auxiliar de linha, além do subtenente Valdeci e sargento M. Antonio como reforço operacional (IRSO).

Após o estabelecimento da viatura, o ataque se deu por meio do bomba-armar de uma linha direta, por meio da utilização de duas mangueiras de 2 e 1/2 polegadas e 4 mangueiras de 1 e 1/2 polegadas e um esguicho de 1 e 1/2 polegadas. Após a extinção das chamadas, se constatou que o incêndio iniciou na cozinha, que concentrava 5 botijões de 13 kg de gás liquefeito de petróleo (GLP). Segundo o proprietário, a barraca não dispunha de certificado de conformidade e nem sistemas preventivos de combate a incêndio e panico.Não houve vítimas.Após o rescaldo, a guarnição retornou ao seu quartel.

“Incêndio é todo fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação ou estrutura, podendo ser tanto provocado pelo homem ou por causa natural”, enquanto que: “o rescaldo é o conjunto das operações necessárias para completar a extinção do fogo, impedir a reignição e colocar o local em condições de segurança”. Ressaltou o segundo-tenente Herbert, comandante de socorro que atendeu esta ocorrência.

Importante

Na oportunidade, a luz da Lei Estadual nº 13.556 de 29 de dezembro de 2004, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, conclama a todo os empresários a providenciar o seu certificado de conformidade junto ao Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio, por meio do telefone: (85) 3101 2394 que também é whatsaap ou por meio do site: https://www.cepi.cb.ce.gov.br/. De modo a aumentar a sua segurança e de seus clientes e também de seu patrimônio. Lembrando que para funcionamento de estabelecimento comercial de qualquer natureza, no território cearense, é obrigatório dispor do certificado de conformidade do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.

Competências do CEPI

O Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) disponibiliza a população cearense um processo de recepção, análise e emissão do Certificado de Conformidade totalmente digital. Com isso, a corporação ingressa no seleto grupo dos corpos de bombeiros do país que eliminaram a necessidade de papeis nesse tipo de procedimento.

“Isso proporciona uma série de vantagens, que vão desde o ganho de tempo e comodidade, proporcionando maior agilidade no fluxo dos processos e segurança na informação, até a contribuição para o meio ambiente, com a supressão dos meios físicos que outrora acabavam sendo jogadas no lixo eventualmente”, avalia o coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, comandante-geral do CBMCE.

A novidade abrange o memorial descritivo, a taxa referente ao serviço de análise, a anotação de responsabilidade técnica (ART) e/ou registro de responsabilidade técnica (RRT) e o as pranchas do projeto de segurança contra incêndio propriamente falando. Toda essa documentação poderá ser enviada online, por meio do site: https://www.cepi.cb.ce.gov.br/

Um canal de comunicação via Whatsapp foi aberto recentemente pelo CEPI para oferecer esclarecimentos sobre o processo. Por meio do número (85) 3101.2394, que funciona em horário comercial, qualquer interessado em solicitar os serviços de análise de projetos e de vistoria de edificações do Corpo de Bombeiros pode obter informações.

O CEPI

O CEPI é o órgão de execução programática responsável pelo controle da observância dos requisitos técnicos contra incêndios e de projetos de edificações antes e/ou depois de sua liberação ao uso.

Desde 19 de fevereiro de 2019, a antiga Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT) passou a ser chamada de Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI), por força do Decreto 32.978.

Em 2018, foram 36 mil processos atendidos no setor de engenharia de incêndio do CBMCE, entre vistorias e análises de projetos. O número é quase cinco vezes maior do que o registrado em 2013, e a expectativa para os próximos anos são de uma ampliação ainda maior, graças à descentralização dos serviços e ações inovadoras digitais.