EsIM/10ª RM do CMCB realizou a formatura da 2ª turma de combatentes

13 de setembro de 2019 - 22:24

Fortaleza (CE) – Na manhã desta sexta-feira, 13 de setembro do corrente ano, na sede do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) a Escola de Instrução Militar 10-001 (EsIM 10-001) realizou a formatura de entrega da boina aos 11 (onze)  novos combatentes básicos, realizou o compromisso a bandeira naciona e na ocasião, também, foram licenciados os alunos do corrente ano, passando para a situação de reservista, momento em que foi concluído mais um ano de instrução. A atividade marcou a formação da segunda turma de instrução da Escola de Instrução Militar EsIM 10-001.

A formatura contou com a presença do Excelentíssimo Senhor General Cunha Mattos, Comandante da 10ª Região Militar, do Coronel Zélio, Comandante-Diretor da Escola de Instrução Militar 10-001, de Oficiais do Comando da 10ª Região Militar, do Major Castro e Silva, Comandante da Companhia de Comando da 10ª Região Militar, Organização Militar apoiadora da Escola de Instrução Militar 10-001.

A implantação

Atualmente:

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) em parceria com a 10ª Região Militar (10ª RM) implantou a Escola de Instrução Militar (EsIM), sendo a única Escola de Ensino Militar do Nordeste e a sexta do Brasil, que possibilitará aos alunos do CMCB prestarem serviço militar obrigatório, conciliando com seus estudos do Ensino Médio, sob a coordenação do Coronel BM Zélio e supervisão do Major Inf Castro e Silva, Comandante da Companhia de Comando da 10ª Região Militar e Subtenente Inf Francisco Flávio Guedes Almeida Júnior (Brigada da Cia Cmdo) todos da 10ª RM.

General Cunha Matos, Comandante da 10ª RM

Histórico

A implantação da EsIM é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Exército Brasileiro, por meio da 10ª Região Militar (10ª RM) na pessoa do Exmo. Sr. General de Divisão Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) na pessoa do Exmo Sr. Cel Comandante Geral Heraldo Maia Pacheco por meio do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) na pessoa do Cel Comandante Diretor José Nildson de Oliveira sob os auspícios da Portaria n. 288 – Cmt Ex. De 8 de abril de 2015 que versa sobre as Instruções Gerais para o Funcionamento das Escolas de Instrução Militar (EB 10-IG-02.012).

Inspirado no sucesso já consagrado das Escolas de Instrução Militar (EsIM), o Exército Brasileiro, por intermédio do Departamento Geral do Pessoal, está disponibilizando, com a coordenação do Comando da 10ª Região Militar, a possibilidade de jovens prestarem o serviço militar obrigatório, conciliando com seus estudos em estabelecimento de Ensino Médio.

O que são EsIMs?

As Escolas de Instrução Militar (EsIM) são Órgãos de Formação da Reserva (OFR) que possibilitam a prestação do Serviço Militar por estudantes voluntários(as), de Estabelecimento de Ensino (Estb Ens) do Ensino Médio, inclusive Técnico-Profissional, e da Educação Superior, de modo a atender a Instituição, o que tange à conscrição do(a) jovem cidadão(ã) voluntário, conciliando a prestação do serviço militar a uma aprendizagem formal. Ao final do ano de instrução, os alunos recebem o Certificado de Reservista de 2ª Categoria de Tempo Serviço Militar (CTSM), e terão o serviço militar no Exercito Brasileiro cumprido.

Como é o Curso?

O curso foi realizado nas próprias dependências do CMCB, com um regime de instrução descontínuo, visando à conciliação com atividades acadêmicas, perfazendo 200 horas de instrução ou 18 semanas. Também fará parte da instrução um programa de palestras e visitas em instituições públicas e privadas, buscando um conhecimento geral em todos os campos de atividade, da sociedade e da vida comunitária, com ênfase no interesse por atividades cívico-sociais.

Palavras do Comandante Diretor

É com muita honra e orgulho que estamos fazendo parte de um emblemático e relevante momento que vive nosso Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB), agregando valores seculares de vitórias e conquistas do nosso Exército Brasileiro (EB).

O glorioso e altaneiro Exército Brasileiro deixa mais essa marca de sucesso e um grande legado ao Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, na implantação da única Escola de Instrução Militar (EsIM) do Nordeste e a única Escola de Instrução Militar do Brasil implementada em um Colégio Militar de Força Auxiliar do Exercito, sendo a sexta escola no Brasil, no nosso Colégio Militar, contribuindo sobremaneira, para a formação de verdadeiros cidadãos, bem formados e forjados pela disciplina militar, por estarem aptos à servir a nossa Pátria amada Brasil!