2ªCia/1ºBBM debela incêndio e salva diversas casas no Bairro São joão do Tauape

10 de setembro de 2019 - 11:30

2ªCia/1ºBBM debela incêndio em terreno baldio, no Bairro do São João do Tauape salvando diversas casas de serem atingidas pelo fogo. Ao alvorejar, da manhã desta terça-feira, 10 de setembro, por volta das 05 horas e 10 minutos, os bombeiros militares do quartel do Mucuripe, foram acionados pela Coordenadoria Integrada de Segurança (CIOPS) para debelar um incêndio em residência. Na Área Integrada de Segurança 10 (AIS-10).

Chegando ao local, a guarnição de serviço verificou que na verdade se tratava de um incêndio em um terreno baldio com muito lixo acumulado, mas por conta da posição do vento, leste para oeste, jogava muita fumaça sobre as residências, além de suas labaredas. A guarnição usando uma mangueira e um esguicho de 1 e ½ polegadas  após estabelecer a viatura auto bomba tanque 46 (ABT-46) armou uma linha direta de ataque, debelando o incêndio em menos de 10 minutos com cerca de mil litros de água. Após debelar o incêndio, se realizou o rescaldo. Não houve vítimas.

O incêndio foi provocado por moradores de Rua que entraram em conflito entre si e como represália, um deles ateou fogo nas estruturas do terreno baldio localizado na Rua Ana Gonçalves. Por conta da demasia de material, lixo acumulado e o sentido do vento, o incêndio se propagou rápido e poderia ter atingido as residências próximas se não fosse a atuação rápida dos bombeiros militares.

A guarnição de serviço que combateu o incêndio foi composta pelo segundo-tenente Parente subtenente Hélio, condutor e operador do veículo (COV), subtenente Tarcivan, chefe de linha e o cabo Padilha, ajudante de linha.

“Incêndio é todo fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação ou estrutura, podendo ser tanto provocado pelo homem ou por causa natural”, enquanto que: “o rescaldo é o conjunto das operações necessárias para completar a extinção do fogo, impedir a reignição e colocar o local em condições de segurança”. Ressaltou o segundo-tenente Parente, comandante de socorro que atendeu esta ocorrência.