Bombeiros do Aracati resgatam vítima de soterramento em Itaiçaba
24 de julho de 2019 - 14:12

A guarnição de serviço da 3ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militares (5ª Cia/1ºBBM), Quartel sediado no Aracati, na tarde desta segunda-feira, 22 de julho, atendeu uma ocorrência de soterramento na cidade de Itaiçaba, distante 20 km da sua sede.
A guarnição de busca e salvamento, composta pelo subtenente Guedes, cabo Gama, cabo Pedro Neto, soldado Reuber e soldado Rocha foi acionada por volta das 15h, e se deslocaram na viatura AS 25. A ocorrência foi muito complexa devido à barreira na qual a vítima, em óbito, se se encontrava, por estar instável e permanecia desabando, encobrindo a vítima. Foi necessário o apoio de uma retroescavadeira. Ressalta o subtenente Guedes.
Com muita habilidade, pericia e resiliência a guarnição superou os desafios estruturais e de segurança e na quinta tentativa resgatou a vítima após quatro horas de trabalho. O risco se dava em virtude do soterramento ocorrer numa das paredes de um viveiro de camarão cheio de água. Segundo um funcionário da empresa o local não era compactado e quanto mais a retroescavadeira cavava mais corria o risco da água estourar e atingir, tanto a vítima quanto a guarnição.
Por quatro vezes a guarnição estava pronta para o resgate, mas tinha que retroceder porque o local desabava e tinham que reiniciar tudo de novo. Apesar do desgaste, na quinta tentativa a guarnição logrou êxito e resgatou a vitima de soterramento, natural de Jaguaruana e funcionário da fazenda de camarão GEW.