Bombeiros de Maracanaú combatem incêndio em vegetação
20 de julho de 2019 - 15:02
A 1ª Companhia do 2° Batalhão de Bombeiros Militares (1ª Cia/2º BBM), quartel sediado em Maracanaú, atendeu nesta sexta-feira, 19 de julho, três ocorrências de incêndio em vegetação, abrindo, desse modo, a estação de incêndios florestais na região. Desde as 10 horas da manhã, a guarnição de combate a incêndio realizou um combate a incêndio em vegetação, na localidade de Olho D’água, em Maracanaú.
Foram utilizados 3.000 litros de água para evitar a propagação das chamas e minimizar seus efeitos. Ainda assim uma área de 400 metros quadrados de vegetação foi atingida. A guarnição empregou técnicas de combate a incêndio apropriado para o foco em vegetação, empregando seis cargas de bombas-costais, aceiros e abafadores.
Além disso, houve incêndio às margens da via que leva ao Açude do Amanari, em Maranguape. “Apagamos o fogo logo na margem da pista devido o risco de acidente com a fumaça atravessando a pista e reduzindo a visibilidade dos condutores”, esclareceu o tenente Francisco Martins Rocha, comandante da guarnição.
A ocorrência de incêndios florestais aumenta significativamente no segundo semestre. “Em 2018, quando comparamos as ocorrências de incêndio em vegetação atendidas no primeiro semestre em relação ao segundo semestre, se verifica um aumento de mais de 1.000%. Esperamos situação similar ao longo do atual semestre de 2019”, afirmou o tenente-coronel LUIZ CLAUDIO Araújo Coelho, comandante da 1ª Cia do 2º BBM.