Militar do CBMCE participa de ação da Força Nacional em Moçambique

3 de junho de 2019 - 09:05

O subtenente José Vilamar Barros, do CBMCE, encontra-se em Moçambique, juntamente com outros 23 bombeiros militares de outros estados, em missão da Força Nacional de Segurança.

Desde que chegaram ao país africano assolado pelo ciclone Kenneth, os militares distribuíram 35 toneladas de alimentos para 2.214 famílias, no Arquipélago das Ilhas Quirimbas, na província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique. A localidade havia ficado completamente isolada e ainda não tinha sido alcançada pelas ações do poder público e de ajuda humanitária.

Até a chegada do efetivo brasileiro, a população sofria com privação de alimentos e água potável. Cinco bombeiros militares da Força Nacional, quatro de Minas Gerais e duas representantes da Organização Não Governamental Cristã Ministério Arco-Íris Global participaram da ação. O deslocamento até as ilhas é feito somente por embarcações.

Para atender as várias regiões afetadas pela ação do ciclone, o efetivo, baseado em Pemba, capital de Cabo Delgado, foi dividido em equipes. Simultaneamente às atividades em Quirimbas, as frentes de trabalho acontecem no vilarejo Mocujo e no distrito de Macomia. Nesses locais, além da distribuição de alimentos, tendas para as famílias desabrigadas e purificadores de água, estão sendo feitos trabalhos de restauração das áreas afetadas, com a desobstrução de vias e retirada de árvores tombadas em órgãos públicos, escolas, maternidades e moradias. Na capital, os militares realizam a vacinação da comunidade brasileira contra a cólera, pois o risco de contrair a doença é grande.

O contingente da Força Nacional permanecerá em Moçambique até o dia 7 de junho, de acordo com portaria assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e publicada no Diário Oficial da União de 7 de abril.