1ª Cia do 5º BBM comemora 45 anos

16 de maio de 2019 - 12:57

O quartel do CBMCE em Juazeiro do Norte promoveu uma solenidade militar na manhã dessa quarta-feira (15) em comemoração pelo aniversário de 45 anos da unidade. O evento contou com a presença do coronel Cleyton Bastos Bezerra, comandante-geral adjunto do CBMCE, do senhor Giovane Sampaio, vice-prefeito de Juazeiro do Norte, e do tenente-coronel Anderson Alves Viana, comandante dos bombeiros do interior.

Por ocasião do evento foram agraciados o prefeito municipal de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, com a medalha Capacete Bombeiro Militar, o subtenente Ferreira, com a medalha Desembargador Moreira, o cabo Nazareno, com a Machadinha Simbólica, e o solado Gedor, com a medalha Bombeiro Padrão.

“Ressaltamos a alegria de todos os que fazemos esse Batalhão pela nova visão do Comando-Geral do CBMCE, que vem apoiando o interior sem medir esforços, com a finalidade de melhorar a operacionalidade dos serviços e motivar a tropa, bem como, elevar a autoestima de todos os bombeiros do interior”, ressaltou o tenente-coronel Agnaldo, comandante do 5º BBM.

Histórico da Companhia

Oriunda da antiga seção de combate a incêndio (SCI) de Juazeiro do Norte, iniciou seus trabalhos com 11 bombeiros, comandada pelo 2º Sargento Manoel Alves da Silva.

Até o começo da década de 1990, funcionou nas dependências do Quartel do 2º Batalhão da Policia Militar, e, com a autonomia do Corpo de Bombeiros, em 20 de abril de 1990 passou a funcionar na Rua Flores, 1000 – bairro Romeirão.

Segundo o Sargento Vilemar dos Santos Belo, o trabalho da SCI de Juazeiro do Norte se deu em 17 de Julho de 1974, sediado no Quartel do 2º Batalhão.

Conforme o Sargento PM Francisco Alves da Silva, natural de JN, contemporâneo dessa história e admirador do serviço bombeiro militar, destaca dois grandes momentos da nossa presença na região, ambos na década de 1980: O Grande incêndio do Mercado Central, que durou três dias de trabalho intensivo, e o traslado do corpo do cantor pernambucano Luís Gonzaga, numa viatura de combate a incêndio, com sirene e giroflex ligados pelas ruas da cidade, em agosto de 1989, causando forte comoção ao povo de Juazeiro do Norte.

As informações acima foram retiradas do livro História do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará: Dos seus primórdios aos dias atuais – 2ª edição atualizada, do 2º Ten José Luciano Viana do Nascimento.