Oficiais do CBMCE participam de Curso de Segurança de Autoridades Governamentais

1 de maio de 2019 - 22:20

O major Erle Rocha, os primeiros-tenentes Gerdean Alves e Carolina Olinda e o segundo-tenente Agilson Sales começam, nesta quinta-feira (2), o Curso de Segurança de Autoridades Governamentais – CSAG (Nível Gerencial), promovido pela  Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp), em parceria com a Casa Militar do Governo. O curso vai contar coma  participação de 30 agentes de segurança pública e terá aula inaugural ministrada pelo coronel Zenóbio Mendonça Guedes Alcoforado, oficial experiente na área de análise, diagnóstico e gestão em segurança pública e privada, no auditório do Palácio da Abolição.

Segundo coordenadora do curso, major PM Michelliny Vasconcelos, o curso tem uma carga horária de 260 horas/ aulas e prevê aulas teóricas e práticas que vão desde disciplinas de planejamento e gestão de risco estratégico e ações para proteção de autoridades governamentais, até treinamentos práticos com foco operacional como, tiro; direção defensiva e evasiva; noções de bombas e explosivos; salvamento aquático e controle de distúrbios civis, entre outras disciplinas importantes para a atuação dos agentes na área de segurança de dignitários.

Ela destaca a qualidade das instruções que serão realizadas. “Nós temos as melhores expectativas em relação ao ensino aprendizagem desse curso, o quadro de docentes é formado por instrutores que já ministram essas aulas há um tempo, são experts no assunto, então a gente espera que os alunos saiam daqui transformados… A visão do curso de nível gerencial é preparar o oficial para que ele ao chegar à chefia de uma Casa Militar, ele se sinta preparado para essa função”, explicou Michelliny.

Integração e conhecimento

De acordo com o diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Junior, a capacitação é fruto de um acordo de cooperação técnica firmado entre a Academia e a Casa Militar com o intuito de qualificar os agentes públicos para uma atuação eficiente na área de segurança de dignitários. Além de promover a integração de diversos órgãos.

Somente no ano passado, cerca de 100 agentes participaram do Curso de Segurança de Autoridades Governamentais – CSAG, de nível operacional. Nesta edição, voltada para a área gerencial, o corpo discente do curso conta com oficiais da Polícia Militar; do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará; do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil. Além de um delegado da Polícia Civil do Ceará; agentes da Polícia Rodoviária Federal, do Ministério Público Federal e oficiais dos estados da Bahia, do Rio Grande do Norte e do Distrito Federal.

Juarez destaca a importância da capacitação para a administração pública. “Um trabalho bem feito da segurança das autoridades, é um trabalho que tem repercussão direta na sociedade, porque quando você proporciona um ambiente em que as autoridades devem se preocupar tão somente com o seu desempenho na atividade administrativa ou política, e ele não precisa se preocupar com a sua segurança pessoal, porque tem uma estrutura bem formada para isso, certamente vai reservar mais tempo das suas atividades para pensar em soluções para a sociedade. A atividade de proteção às autoridades é fundamental!”, ressaltou o diretor.