Operação Carnaval registra 24 mil ações de prevenção e redução no número de afogamentos

7 de março de 2019 - 09:30

De sábado (2) a terça-feira (5) de Carnaval, os 288 militares do Corpo de Bombeiros distribuídos por 85 postos em todo o estado realizaram 24.161 prevenções. O número de orientações verbais, distribuições de fôlderes e entregas de pulseiras de identificação foi 54% superior ao registrado em 2018 e apenas ligeiramente inferior ao somatório de todas as ações preventivas realizadas em 2017 e 2018 pelo CBMCE.

A ampliação das prevenções repercutiu positivamente nos indicadores de ocorrências. O número de resgates de afogados registrados na área de cobertura do Corpo de Bombeiros caiu de 63, em 2018, para 53, uma redução de 16%. Mais da metade das ocorrências (31) se deu nas praias do litoral leste, contra dez na capital, oito no litoral oeste e apenas quatro no interior.

Os afogamentos fatais, todos registrados fora da área de cobertura da Corporação, apresentaram redução de 25%. Foram quatro em piscinas, rios ou açudes do interior, um na praia de Iracema, em Fortaleza, e outro na praia de Maceió, em Camocim.

Seis crianças, três em Fortaleza e três no litoral leste, foram reconduzidas a pais ou responsáveis após terem sido localizadas por bombeiros.

Além disso, houve 34 atendimentos diversos de natureza pré-hospitalar realizados por integrantes do CBMCE, 49 vistorias das condições de segurança contra incêndio e pânico de eventos e edificações e seis operações de mergulho.

A Operação

Durante a Operação, o CBMCE teve 537 militares em ação, 249 deles em serviço ordinário, ou seja, distribuídos pelo Estado como já acontece todos os dias, e mais 288 em serviço extraordinário, distribuídos principalmente no litoral e nos arredores de rios e açudes do interior. No total, houve bombeiros em 85 postos, espalhados por 43 municípios do Ceará, com foco de atuação na prevenção aos afogamentos.