Oficial do CBMCE grava aula para projeto Vidas Preservadas

29 de janeiro de 2019 - 09:07

O major José Edir Paixão de Sousa, comandante adjunto da 2ª SB / 1º GB e pesquisador na área de suicídio, gravou a primeira participação como facilitador do curso Guardiões da Vida EAD, a versão de Ensino à Distância de uma capacitação presencial voltada para cidadãos interessados em reconhecer os fatores de risco para suicídio. O curso é uma iniciativa do projeto Vidas Preservadas, do Ministério Público do Estado do Ceará, com apoio da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

O curso será dividido em 14 módulos, executados em duas etapas. A primeira fase conta com gravação de vídeos de 5 minutos, que serão utilizados como introdução de cada módulo e deve ser concluída na primeira quinzena de fevereiro, com expectativa de serem disponibilizadas em março de 2019 pela plataforma de mestrado em Políticas Públicas da UECE. A segunda parte, que ainda depende de orçamento de parceiros para o custeio da produção, contará com 30 vídeos de 30 minutos cada, distribuídos entre os módulos.

“O curso foi criado com o intuito de democratizar ao máximo os conhecimentos que foram reunidos pelos especialistas que fazem parte do projeto Vidas Preservadas. Nosso objetivo é fazer com que todas as pessoas tenham acesso a informações de prevenção e posvenção do suicídio e, assim, possam se ajudar e auxiliar outras pessoas”, explica o promotor de Justiça Hugo Mendonça, coordenador do Caopij e um dos coordenadores do Vidas Preservadas.

Além do major Edir, a equipe de facilitadores é composta por profissionais de diversas áreas correlatas ao tema: Hugo Mendonça (promotor de Justiça), Fábio Souza (Psiquiatra – PRAVIDA/UFC), Emerson Tchalian (jornalista), Marcelha Pinheiro (assessora jurídica da APDM/CE), Alessandra Xavier (psicóloga da UECE), Suzana Kramer (psicóloga do LABRI/UFC), Cinthia Cavalcante (psicóloga da UFC) e Talita Estrela (psicóloga).

Entre os temas abordados estão: Autocuidado; Identificação; Abordagem; Fatores de proteção e risco; Acompanhamento familiar; Suicídio na mídia; Prevenção de suicídio para surdos; Plano Municipal de Prevenção e Posvenção do Município; e Saúde mental nas escolas.

Sobre o Vidas Preservadas

O Projeto Vidas Preservadas tem como missão contribuir para a prevenção do suicídio no Ceará, através da ação conjunta entre o MP e a sociedade. Para tanto, uma das linhas de atuação envolve capacitações, como o “Planejamento Estratégico do projeto Vidas Preservadas nos Municípios”. O objetivo central é sensibilizar e habilitar os gestores e técnicos municipais para criar comissões municipais e, em seguida, construir e aprovar o Plano Municipal de Prevenção e Posvenção do Suicídio. Em 2018, 48 municípios aderiram ao projeto.