Corpo de Bombeiros recebe Quadros da Secretaria da Cultura de Artistas Cearenses

11 de dezembro de 2019 - 11:36

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará recebeu da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará sete quadros de artistas cearenses que comporão uma exposição permanente no Quartel Central do Corpo de Bombeiros, “Casarão Vermelho”, localizado na Rua Oto de Alencar, 215, Jacarecanga.

Ouça o Comandante Holanda, Coronel Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Fogo, Água, Trabalho e Segurança

“As obras aqui expostas não constituem, em seu fundamento, decoração do lugar embora reconheçamos a diferença que fazem no plano estético. Elas, em seu conjunto, constroem uma das muitas possibilidades narrativas da função social do Corpo de Bombeiros no nosso Estado, na medida em que contam sobre os cidadãos que trabalham e se divertem numa relação estreita com o fogo tão necessário às atividades humanas no mundo inteiro. Assim, iniciamos apresentando a relação entre o fogo e o lazer, passarmos para o fogo e o trabalho finalizando com a bravura daqueles que trabalham para proteger a sociedade quando algo da errado em nossa relação com o fogo e alcançamos, nas duas últimas obras, a preservação do meio ambiente e a segurança social, pela proteção desses profissionais”. Ressaltou o artista visual Carlos Macedo, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE).

J. ARRAIS

Festa junina, s.d.

óleo sobre tela, 60 x 45 cm

José FERNANDES