Corpo de Bombeiros reúne especialistas para seminário sobre produtos perigosos

21 de junho de 2018 - 12:49 # #

O seminário Produtos Perigosos: Desafios e Perspectivas para o Novo Milênio reuniu na manhã desta quinta-feira (21) mais de cem profissionais atuantes no campo da segurança pública e da defesa civil no auditório do Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia.

O evento, organizado por meio da 3a Seção do 2o Grupamento de Bombeiros (3a SB/2o GB), contou com palestras ministradas por quatro especialistas em produtos perigosos.

O professor Ricardo Candeiro, da Comissão Nacional de Energia Nuclear, detalhou os procedimentos a serem adotados em casos de emergências radiológicas. A professora Iracema Patrício, do Laboratório Central de Saúde Pública, analisou diversos tipos de ameaças biológicas. O professor João Marcelo Carneiro, da Agência Nacional de Transportes Terrestres, explicitou os procedimentos legais para transporte de produtos perigosos. Por fim, a segundo-tenente Gisele do Carmo, comandante-adjunto do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 10a Região Militar, apresentou procedimentos específicos para o enfrentamento de ameaças químicas.

“O militar mais moderno quer ser operacional, enfrentar batalhas, missões reais. O mais antigo sabe que a melhor forma de vencer é prevenindo a guerra. Acho que essa é a grande importância de um seminário como este: capacitar os profissionais responsáveis para prevenir ocorrências extremamente perigosas”, avalia o coronel Leônidas Carneiro Júnior, comandante da 3a Seção da 10a Região Militar.

“Temos procurado investir nesse campo de enfrentamento de ocorrências envolvendo produtos perigosos por meio da capacitação dos nossos bombeiros e também da aquisição de detectores e EPIs adequados”, explica o coronel comandante-geral do CBMCE, Heraldo Maia Pacheco.