Banner Lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis


Página Inicial Lista de Noticias JBV
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
JBV
Ter, 21 de Agosto de 2012 08:34

JOVEM BOMBEIRO VOLUNTÁRIO (JBV) EM PARACURU


O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, considerando o Trabalho Voluntário como “veículo complementar do Estado para a garantia e acesso dos Direitos Humanos à população e ao indivíduo”, resolveu viabilizar a implementação deste programa para incentivar a prática do voluntariado, encorajando o comprometimento  individual em prol do interesse coletivo.

 

O Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará acredita que  este programa, voltado para o voluntariado, fortalecerá as ações já desenvolvidas pela corporação e fomentará atividades pioneiras que contribuam para o crescimento do ser humano e a melhoria dos serviços prestados à comunidade. A instituição abraçou a ideia porque acredita ser uma proposta de escola alternativa, ofertando orientação vocacional para os jovens estudantes de ensino fundamental e médio, trabalhando O TRINÔMIO: FAMÍLIA – ESCOLA – INSTITUIÇÃO, minimizando as deficiências educacionais, sociais, econômicas e familiares.

 

O programa é constituído por jovens, meninos e meninas, que encontram no âmbito deste ofício uma ajuda para suas deficiências pessoais, sociais e motivação para exercerem sua cidadania com eficiência e segurança.

 

No município de Paracuru foram criados dois núcleos do JBV na sede do Município e um núcleo na localidade de Maracujá, contando hoje com 200 jovens, divididos em quatro turmas com alunos de 12 a 16 anos, sendo estudantes de escola pública, cursando do ensino Fundamental a 1º série do Ensino Médio.

 

O curso tem por finalidade oferecer ensinamentos de Brigada de Incêndio, Emergência Pré-hospitalar, salvamento terrestre, aquático e em altura, disciplina e cidadania. Além de promover cursos, temos a atenção voltada para o aspecto social e relacional dos adolescentes. São promovidos momentos para discussão e palestras sobre drogas, ecologia, e demais temas importantes para um bom desenvolvimento social.

 

Até o presente foram assistidos no Projeto Jovem Bombeiros Voluntários 4.647 (quatro mil e seiscentos e quarenta e sete) adolescentes, correspondendo ao período entre os anos de 2004 a  2011. Acreditamos que os jovens assistidos pelo Programa foram privilegiados, pois no decorrer do curso, descobriram suas potencialidades. E o nosso maior orgulho, foi termos sido o pioneiro nesse projeto no Estado do Ceará, e possivelmente em todo o País.


A aula inaugural ocorreu no dia 18 de agosto, sexta-feira passada, e contou com a participação do EXMo Sr Cel Joaquim dos Santos Neto; a Ilma Sr Erica de Figueiredo, MD Prefeita de Paracuru, os Secretários de Saúde, Esporte, Cidadania, Cultura e Ação Social do municipio; o Dr. Aloisio Barbosa de Carvalho , Secretário Executivo da SSPDS; a Banda de Música do Corpo de Bombeiros e o Coral dos Alunos das Escolas Públicas de Paracuru.

 

 

 

 

Serviços

Agenda - Abril 2014

Do Se Te Qu Qu Se Sa
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 1 2 3

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará - Rua Oto de Alencar, 215 Centro - Cep 60.010-270, Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101.2219

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados