Página Inicial Lista de Noticias CBMCE trabalha em parceria com Universidades para qualificar prevenção contra incêndio no Ceará
Qua, 06 de Junho de 2018 17:00

.

Um curso de Elaboração de Projetos contra Incêndio a ser oferecido em julho pela UniConstruir  é só o fruto mais recente de uma série de ações do CBMCE voltadas para a qualificação da área de prevenção a incêndios no estado. Por meio da Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT), desde março a Corporação tem desenvolvido parcerias com diversas instituições de Ensino Superior com sede em Fortaleza. O foco é promover trocas que gerem benefícios para todas as instituições envolvidas e, acima de tudo, para a população cearense.
.
"Nós queremos qualificar o processo de elaboração de projetos de segurança contra incêndio e pânico. Torná-lo mais rápido e eficiente, evitando o retrabalho de projetistas e também dos nosso analistas. Cada projeto feito corretamente, de acordo com as normas técnicas vigentes no Ceará, gera economia de tempo para todos os envolvidos e o ganho maior é para as pessoas, que vão utilizar as edificações dotadas de todos os requisitos de segurança necessários", explica o coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, coordenador de atividades técnicas do CBMCE.
..
Palestras
.
No final de maio, alunos da área de engenharia e arquitetura da UniChristus assistiram a uma palestra de oficiais da CAT  sobre a organização do Coordenadoria e sobre tópicos fundamentais de engenharia de incêndio. Vários representantes da universidade estiveram presentes no evento.

.
Na mesma semana, um workshop na UNIFOR contou com a apresentação de algumas Normas Técnicas e também de estatísticas referentes a reprovações de projetos no ano de 2017. O que chama a atenção, neste caso, é que a exposição não ficou a cargo dos bombeiros, mas de estagiários dos cursos de engenharia civil e arquitetura da UNIFOR que estão há três meses atuando na CAT.
.
Na ocasião, além dos temas, eles tiveram oportunidade de apresentar um "As Built" do comando do CBMCE e da CAT, que é um levantamento, feito por eles mesmos, de todas as medidas existentes nessas edificações, convertido em um desenho técnico representando a atual situação estrutural e os trajetos de instalações elétricas, hidráulicas etc.
Contrapartida
.
Recentemente, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará doou dez tablets para a CAT. Os equipamentos vão ser úteis para a modernização do processo de vistorias técnicas, que passará a ser informatizado. "Foi desenvolvido pelos programadores da CAT um aplicativo mobile que possibilita aos vistoriantes, por meio de um tablet, a realização do laudo 'in loco' nas edificações vistoriadas", explica o coronel Holanda.
.
Assim, as regularidades e irregularidades do estabelecimento já ficam registradas em tempo real e, ao entrar em contato com uma rede de internet, produz-se um documento por meio da sincronização de dados entre o aplicativo e o sistema SCAT, que vai acelerar os processos de produção do documento e de certificação do estabelecimentos.

Agenda - Junho 2018