Banner Lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis


Página Inicial Lista de Noticias CBMCE trabalha em parceria com Universidades para qualificar prevenção contra incêndio no Ceará
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
CBMCE trabalha em parceria com Universidades para qualificar prevenção contra incêndio no Ceará
Qua, 06 de Junho de 2018 17:00

CBMCE trabalha em parceria com Universidades para qualificar prevenção contra incêndio no Ceará

.


Um curso de Elaboração de Projetos contra Incêndio a ser oferecido em julho pela UniConstruir  é só o fruto mais recente de uma série de ações do CBMCE voltadas para a qualificação da área de prevenção a incêndios no estado. Por meio da Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT), desde março a Corporação tem desenvolvido parcerias com diversas instituições de Ensino Superior com sede em Fortaleza. O foco é promover trocas que gerem benefícios para todas as instituições envolvidas e, acima de tudo, para a população cearense.
.
"Nós queremos qualificar o processo de elaboração de projetos de segurança contra incêndio e pânico. Torná-lo mais rápido e eficiente, evitando o retrabalho de projetistas e também dos nosso analistas. Cada projeto feito corretamente, de acordo com as normas técnicas vigentes no Ceará, gera economia de tempo para todos os envolvidos e o ganho maior é para as pessoas, que vão utilizar as edificações dotadas de todos os requisitos de segurança necessários", explica o coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, coordenador de atividades técnicas do CBMCE.
..
Palestras
.
No final de maio, alunos da área de engenharia e arquitetura da UniChristus assistiram a uma palestra de oficiais da CAT  sobre a organização do Coordenadoria e sobre tópicos fundamentais de engenharia de incêndio. Vários representantes da universidade estiveram presentes no evento.


.
Na mesma semana, um workshop na UNIFOR contou com a apresentação de algumas Normas Técnicas e também de estatísticas referentes a reprovações de projetos no ano de 2017. O que chama a atenção, neste caso, é que a exposição não ficou a cargo dos bombeiros, mas de estagiários dos cursos de engenharia civil e arquitetura da UNIFOR que estão há três meses atuando na CAT.
.
Na ocasião, além dos temas, eles tiveram oportunidade de apresentar um "As Built" do comando do CBMCE e da CAT, que é um levantamento, feito por eles mesmos, de todas as medidas existentes nessas edificações, convertido em um desenho técnico representando a atual situação estrutural e os trajetos de instalações elétricas, hidráulicas etc.
.
Contrapartida
.
Recentemente, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará doou dez tablets para a CAT. Os equipamentos vão ser úteis para a modernização do processo de vistorias técnicas, que passará a ser informatizado. "Foi desenvolvido pelos programadores da CAT um aplicativo mobile que possibilita aos vistoriantes, por meio de um tablet, a realização do laudo 'in loco' nas edificações vistoriadas", explica o coronel Holanda.
.
Assim, as regularidades e irregularidades do estabelecimento já ficam registradas em tempo real e, ao entrar em contato com uma rede de internet, produz-se um documento por meio da sincronização de dados entre o aplicativo e o sistema SCAT, que vai acelerar os processos de produção do documento e de certificação do estabelecimentos.
 

Serviços

Agenda - Junho 2018

Do Se Te Qu Qu Se Sa
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará - Rua Oto de Alencar, 215 Centro - Cep 60.010-270, Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101.2219 / Horário de atendimento: 08h às 12h - 13h às 17h

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados