Página Inicial Lista de Noticias CPCães e SBRESC realizam o 1° Curso Introdutório a Terapia Assistida por Cães
CPCães e SBRESC realizam o 1° Curso Introdutório a Terapia Assistida por Cães
Qua, 02 de Agosto de 2017 10:00

A Companhia de Policiamento com Cães (CPCães) da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) concluíram o 1° Curso Introdutório à Terapia Assistida por Cães. Promovido pelo Instituto Cão Vida Lui,  sob a coordenação da psicóloga Giselle Sucupira Mesquita, a formação aconteceu durante o fim de semana.

O curso tem como objetivo capacitar os profissionais para trabalharem com Cinoterapia, técnica realizada com auxílio de cães com pacientes em tratamento médico. Após a visitar a Associação Peter Pan, o capitão PM Lutiani Rodrigues, lotado no CPCães, ficou sensibilizado e viu a oportunidade de se aproximar mais da sociedade, por meio do "amigo do homem”, proporcionando um tratamento físico, psíquico e emocional eficaz a pessoas com necessidades especiais.

Para o capitão, o curso foi muito proveitoso, pois integrou policiais e bombeiros com outros profissionais liberais como psicólogos, fonoaudiólogos, veterinários e adestradores num mesmo ambiente. Através da Terapia Assistida por Animais (TAA), os agentes de saúde avaliaram o temperamento e a saúde física do cão, e junto ao adestrador, treinaram o animal para serem co-terapeutas e, assim, poderem ter o primeiro contato com o paciente. “A ação traz benefícios que só os nossos amigos de quatro patas podem gerar, seja através de acompanhamento em grupo ou individual, atendendo a todas as idades e circunstancias”, comenta o militar.

“Os pacientes se identificam com os animais, pois percebem que o bicho é tão vulnerável quanto eles, e pequenas trocas de carinho já os ajudam na recuperação, gerando confiança ao ver o cachorro seguindo seus comandos, esquecendo a dor e aumentando a segurança, tornando-se a força motivadora que melhora o tratamento”, ressalta o policial.

A parceria trouxe para os policiais grande satisfação de dever cumprido, pois amplia o envolvimento com a comunidade, além das ações já realizadas em escolas, lares de idosos e nos próprios postos de ação do Corpo de Bombeiros e da Companhia de Policiamento de Cães. A ideia é expandir a relação entre os animais e os pacientes também em hospitais, contribuindo para o bem-estar e a recuperação de outras vidas.

Cinoterapia

A Cinoterapia é uma abordagem terapêutica, tendo como diferencial o uso de cães com auxilio de profissionais das áreas de saúde e educação para reforçar, estimular e facilitar a reabilitação e reeducação do paciente. Através da técnica, é possível perceber melhoria na qualidade de vida dos pacientes, pois estimula o convívio social, o equilíbrio emocional, a expressão de sentimentos, a imaginação e o autoconhecimento.

Agenda - Outubro 2017