Banner Lai

Acesso Rápido

O que você precisa?

Telefones Úteis


Página Inicial Lista de Noticias #SSPDS20ANOS: Exposição em shoppings, tocata nos terminais e torneio de futebol marcam o segundo dia de atividades da Semana da Segurança.
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
#SSPDS20ANOS: Exposição em shoppings, tocata nos terminais e torneio de futebol marcam o segundo dia de atividades da Semana da Segurança.
Qua, 17 de Maio de 2017 20:29

Exposição em shoppings, concerto musical no terminal da Lagoa e abertura de campeonato na Areninha do Campo do América marcam o segundo dia da Semana da Segurança Pública do Ceará

Já pensou em passear pelo shopping e se deparar com a montagem simulada de um local de crime e ainda ouvir explicações técnicas sobre perícia? Não se trata de nenhum programa de ficção científica. Para aproximar os cidadãos do trabalho desenvolvido pelos agentes de segurança pública, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) preparou uma série de apresentações dedicadas à explanação das atividades de suas vinculadas Polícias Civil e Militar (PCCE) e (PMCE), Corpo de Bombeiros (CBMCE) e Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Mostras de equipamentos e viaturas foram montadas nos shoppings RioMar Kennedy e RioMar Fortaleza e convidam conterrâneos e visitantes do Estado a conhecer de perto o trabalho dessas instituições.

As exposições integram o roteiro da programação especial em alusão à Semana da Segurança Pública do Ceará, que celebra o aniversário de 20 anos da pasta. As festividades contemplam também as datas comemorativas da Polícia Civil (209 anos), da Polícia Militar (182 anos) e da Academia Estadual de Segurança Pública (seis anos). As vinculadas Corpo de Bombeiros e Pefoce reforçam as ações da Semana, que começou ontem (16) e segue até o dia 24 de maio.

No RioMar Kennedy, dois bonecos no chão representam um adulto e uma criança vítimas de disparos de arma de fogo. Adesivos indicam manchas de sangue no chão e o posicionamento de cápsulas deflagradas denotam perseguição e que o alvo dos tiros seria o adulto. A análise mais detalhada da cena ainda revela que uma terceira pessoa teria saído lesionada do local. Tudo isso e muito mais está acessível ao público no 2º piso do shopping. “Muitas pessoas têm curiosidade de conhecer o trabalho da perícia, a parte de laboratório, de DNA e análise de drogas”, avalia Leão Junior, que é perito criminal adjunto e professor de isolamento e preservação de local de crime na Aesp. Ele conta que a criança fica atenta às suas explicações. “É uma experiência muito válida pra gente divulgar o nosso trabalho (sic)”, ressalta.


Quem passar por lá também vai perceber a existência de ossadas que compõem o esqueleto humano – que ficam na Pefoce para estudo – além de descobrir como são identificados os sexos e feita a coleta de DNA.

Esculturas

Alguns passos à frente e o visitante se depara com diversas miniaturas de policiais militares. É o trabalho artístico realizado pelo sargento Francisco Robério de Sousa Sá, lotado no Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque). Ele faz esculturas de policiais em posição de combate, com armas e cães. “Eu faço como prazer (...). É uma terapia pra mim (sic)”, revela o sargento, que também é artista. Suas obras custam de R$ 100 a R$ 300 e são comercializadas em lojas de artigos militares. Ele ainda conta que, atendendo a pedidos, vai começar a confeccionar réplicas de super-heróis.


O PM Robério ainda revela que sempre gostou de desenhar, mas só começou a produzir as miniaturas no ano passado. Agora, ele tem planos para expandir seu talento e ensinar a arte a outras pessoas, mas com uma ressalva: “Me considero mais policial”!

Viaturas, embarcações, armamento não letal, equipamentos, uniformes e demais apetrechos utilizados pelos profissionais de segurança também estão expostos. As pessoas ainda têm a oportunidade de conhecer a nova adesivação dos veículos policiais, que serão entregues pelo governador Camilo Santana. A abertura da exibição foi feita no RioMar Kennedy e contou com a presença do titular da SSPDS, André Costa, juntamente com outras autoridades. Quem aproveitou para conhecer o evento e o secretário foi William Berg. Enquanto fazia compras com a esposa, ele soube da mostra, foi até lá conferir e valeu a pena: “Aproveitei para perguntar ao secretário sobre minha turma da PM e ele me respondeu (ele é um dos aprovados no último concurso)”, conta com muito entusiasmo, depois de tirar fotos com o gestor da SSPDS. William ainda disse que vai voltar e trazer o filho, além de chamar os amigos e vizinhos. E dá tempo! A exposição segue até o próximo dia 24.


Bandas nos terminais

Dando continuidade às apresentações das bandas de música da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, hoje (17) foi a vez dos usuários do terminal de ônibus da Lagoa de ser agraciados com o concerto da banda da PM. Enquanto as músicas alegravam o ambiente, as mulheres que passaram por lá foram presenteadas com rosas, dadas pelos militares em alusão ao Dia das Mães. A programação musical nos terminais continua até a próxima terça (22), exceto sábado e domingo. Policiais militares da Turminha do Ronda também fizeram participações musicais no RioMar Kennedy.


A Semana da Segurança Pública do Ceará também contempla atividades esportivas, como o Campeonato de Futebol dos agentes de segurança, iniciado ainda nesta quarta, na Areninha do Campo do América. Ao todo, doze times formados por policiais, bombeiros e peritos participam da competição, que vai até sábado (20). Essa e outras atividades são realizadas em equipamentos públicos e buscam aproximar os cidadãos dos agentes de segurança.

 

Serviços

Agenda - Outubro 2017

Do Se Te Qu Qu Se Sa
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará - Rua Oto de Alencar, 215 Centro - Cep 60.010-270, Fortaleza/Ce

Fone: (85) 3101.2219 / Horário de atendimento: 08h às 12h - 13h às 17h

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados